Nequitz Miguel

Quadro Borboleta II Borboletas

Conheça o Quadro Compre o Quadro

Quadro Caminho das Borboletas Florescer da Alma

Conheça o Quadro Compre o Quadro

Quadro Santorine A Magia da Dança

Conheça o Quadro Compre o Quadro

Quadro E A Lama Chegou ao Mar Arte Alerta

Conheça o Quadro Compre o Quadro

Quadro Caminho das Borboletas II Florescer da Alma

Conheça o Quadro Compre o Quadro

Exposição Pintar para Imortalizar VII

A partir do dia 1 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebe mais uma edição da exposição “Pintar para Imortalizar VII”, no Centro Cultural dos Correios. A mostra coletiva já teve passagem por diversas cidades do Brasil, com curadoria de Lesiane Lazzarotti e Luiz Badia e coordenação de Riele Kraether.

A exposição tem como foco a conscientização do ser humano diante da extinção de diversas espécies, fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. Ao todo são 35 obras reunidas, que levam assinatura de 17 artistas do Grupo Baluarte. São eles: Anabela Costa, Ara Gardel, Carmen Stephane, Cláudia Vasconcelos, Gabriel Lima, Jaqueline Ikemura, Lesiane Lazzarotti, Márcia Grijó, Marilena Mota, Maristela David, Matilde Toledo, Nequitz, Nieves Dace, Riele Kraether, Sônia Camacho, Thereza Toscano e Yara Persi. As obras apresentam animais dos quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) que estão em risco de extinção do planeta.

Além das obras expostas, é apresentado o videoarte “A poesia da Fauna” produzido pelo artista e curador Luiz Badia e um trabalho interativo de arte educação, que prioriza o processo da arte, focando sempre na importância da preservação do meio ambiente e da fauna, incentivando a participação de crianças e adultos de todas as idades. Uma ação que ganha o coração da criançada, que chamamos de “Bicho do Acaso”, um trabalho que envolve envelopes, papel Kraft, cola, onde se criam bicho surreais que se transformam em fantoches e participam como personagens de uma nova história.

Reconhecida pela sua trajetória nos movimentos de proteção ao meio ambiente, a idealizadora da exposição, Lesiane transforma as suas obras em um verdadeiro apelo à conscientização do público diante da extinção de diversas espécies. A exposição já esteve em Curitiba (2015), Ribeirão Preto (2016), Juiz de Fora (2018), Niterói (2019 e 2021) e Porto Alegre (2023). “Pintar para Imortalizar tem como objetivo principal emitir um alerta geral ao ser humano, colocando nas telas o que talvez, no futuro, seja uma simples recordação. A ideia surgiu da observação sobre a lista enorme de animais que estão em risco ou em extinção e que vêm sendo desrespeitados e maltratados”, explica Lesiane.

“Pintar para Imortalizar VII”
Abertura: 1 de fevereiro, às 16h.
Visitação: até 16 de março – terça a sábado, das 12h às 19h.
Local: Centro Cultural dos Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro do Rio – RJ
Entrada Franca